$250 trilhões em ativos em busca de uma loja de valor ideal: Uma caixa de touro para Bitcoin

O CEO da Microstrategy, empresa bilionária cotada na Nasdaq, fez um forte argumento a favor do bitcoin.

Em um webcast com o CEO da Hedgeye Keith McCullough, transmitido na semana passada, o CEO da Microstrategy, Michael Saylor, delineou um caso de alta do preço do bitcoin. A estratégia Microstrategy da Nasdaq investiu recentemente $425 milhões em bitcoin como seu principal ativo de reserva.

Saylor começou explicando que ele sempre foi um grande investidor em tecnologia. „O negócio da tecnologia é descobrir o que vai comer o mundo“. Se você estiver certo, seja dono dela, segure-a e espere“, aconselhou ele. O CEO deu o exemplo da Apple, Google, Amazon e Facebook, enfatizando repetidamente que não importa quando você compra essas ações de tecnologia. „A verdade da questão é que se você tivesse comprado o Google, Apple, Amazon ou Facebook em qualquer ponto entre 2010 e 2020… acho impossível ter perdido dinheiro em qualquer ponto da década… seu erro de investimento seria tentar cronometrar o mercado nessas coisas“.

O CEO da Microstrategy acrescentou: „Bitcoin é a primeira rede de software na história do mundo que pode puxar energia monetária, por isso estes bitcoiners descobriram algo que é realmente uma coisa de beleza e de extraordinário valor. Eles estão puxando a energia monetária pura em uma rede“. Ele elaborou:

Se eu pegar 100 milhões de dólares e colocá-los em bitcoin, eles podem ficar ali durante uma década como em uma bateria. Não vai sangrar. Você não perde 2% a 4% ao ano e eu posso colocá-lo na palma da minha mão e posso movê-lo pelo planeta por alguns dólares em poucos minutos e nunca na história do mundo descobrimos isso.

O Bitcoin não é tão volátil

Uma objeção clássica que os investidores têm de investir em bitcoin é sua volatilidade. Falando sobre o assunto, Saylor disse que tem observado a volatilidade de diferentes ativos durante os últimos três, quatro e cinco meses. Ele analisou Treasuries de 30 anos, Treasuries de 10 anos, o NASDAQ, o Russell 2000, ouro, prata, Apple, Amazon, Facebook, Google e mais. Depois de comparar sua volatilidade com o bitcoin, Saylor concluiu:

Minha visão não científica está em cada dia, pelo menos metade desses ativos são mais voláteis do que o bitcoin. E em muitos dias voláteis, eu vi 80% a 90% deles serem mais voláteis do que o bitcoin.

„Portanto, acho que há uma narrativa/crença histórica. As pessoas pensam que sabem que isto é volátil, mas na verdade, não me parece tão volátil nos últimos três meses“. Não acho que na próxima década ela terá as mesmas características de volatilidade que teve na última década“, disse Saylor.

O CEO da Microstrategy procedeu para discutir como os investidores estão usando as ações da Apple como sua reserva de valor. „As pessoas estão literalmente usando as ações da Apple como uma reserva de valor porque é deflacionária“. A Apple está comprando de volta e eles pensam que a Apple não está indo a lugar algum e estão desesperados para fugir [da] moeda“. No entanto, ele apontou que „a Apple é mais volátil do que o bitcoin nos últimos três meses“.

O bitcoin é uma loja de valor melhor do que o estoque da Apple ou o ouro

Além das ações da Apple, o ouro ainda é a loja de valor preferida dos investidores. Entretanto, Saylor explicou que nenhum deles é tão bom como o bitcoin como uma loja de valor.

„A verdade é que o estoque da Apple não é escasso. A equipe executiva pode e irá eventualmente imprimir mais e se isso não diluir você, então eles têm risco regulatório, risco competitivo, [e] risco de execução – muitas peças móveis … é por isso que eles não são bons a longo prazo“, detalhou ele. Quanto ao ouro, ele disse: „se você coloca US$ 100 milhões em ouro e os mineiros de ouro imprimem 2% a 3% a mais por ano, digamos que 2% a mais, bem, ao longo de 100 anos você perde 88% do seu poder de compra“.

O CEO explicou que estas lojas de valor funcionavam no passado porque não havia alternativa. No entanto, as coisas mudaram. „No ano 2020, você tem uma escolha, você tem um ouro digital“, declarou ele. „Eles não podem fazer mais nada. Os mineiros de bitcoin são os amigos dos proprietários de bitcoin. Eles não são inimigos dos donos de bitcoin“. Ele explicou que para armazenar 100 milhões de dólares por 100 anos, você perderá 85% dele na melhor das hipóteses, se o colocar em ouro. „No caso provável, você perderá tudo porque o banco falhará, o país falhará, [ou] alguém o apreenderá“, alegou ele.